Home // À procura das megatendências para Portugal
Megatendências
À procura das megatendências para Portugal
23 Out 23 —

A 13 de outubro, realizou-se na Secretaria-Geral do Ambiente (SGA) um workshop sobre Megatendências para Portugal.

Organizado no âmbito do plano de ação da equipa multissetorial de Prospetiva da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (RePLAN) – coordenada pela SGA e Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), com o suporte do PlanAPP –, a iniciativa teve como principais objetivos: listar as principais megatendências/tendências para Portugal, resultantes do trabalho de scanning/exploração já iniciado; e identificar os principais potenciais impactos futuros dessas megatendências.

Reunidos na sala “O Século”, entre as 9h e as 12h30 e organizados por mesas de trabalho, os participantes de 12 entidades da administração pública* tiveram a oportunidade de examinar, analisar, localizar, agrupar e designar as megatendências/tendências em cada um dos grupos STEAP (Sociedade, Tecnologia, Economia, Ambiente e Política).

Foram exploradas questões sociais, como o envelhecimento da população, crescente urbanização e litorização ou as migrações; avanços tecnológicos, como a nova “era dos dados”, a hiperconectividade e novos materiais; fatores económicos, como o equilíbrio entre financiamento público e privado para novos investimentos, alterações nas cadeias de valor ou as desigualdades económicas e sociais; questões ambientais, como as alterações climáticas, escassez de recursos e estilo de vida ou novos modelos de governança face à incerteza climática; e fatores (geo)políticos, com novas configurações geopolíticas e da globalização ou os desafios à democracia.

Para cada megatendência/tendência identificada, os grupos de trabalho desenvolveram as respetivas descrições e analisaram os possíveis impactos futuros para Portugal. No fim, cada grupo apresentou os resultados das suas reflexões.

O workshop abriu as portas a uma nova plataforma de análise, reflexão e colaboração, permitindo aos participantes uma compreensão mais profunda das megatendências/tendências e dos seus impactos para o país.

 

*Entidades que estiveram representadas no workshop: INA, CIG, IHRU, FCT, GPEARI, SG Ambiente, DGEEC, LNEG, IPDJ, DGPJ, DGPDN e PlanAPP.

Loading...