Home // Living Lab junta 14 entidades na construção de um Roteiro para a ENCP
Living Lab junta 14 entidades na construção de um Roteiro para a ENCP
23 Mai 23 —

Realizou-se a 16 de maio, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL) em Lisboa, a primeira sessão do Living Lab com vista à co-criação de um Roteiro que assegure uma participação ativa da população em situação de pobreza no acompanhamento e avaliação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP).

Enquadrando-se no âmbito do apoio técnico do PlanAPP junto da Comissão Técnica de Acompanhamento da ENCP (Resolução do Conselho de Ministros n.º 183/2021, de 29 dezembro), a organização destas sessões resulta de uma parceria entre o PlanAPP e o ICS-UL, a que se associaram o Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP/MTSS) e a própria equipa de Coordenação da ENCP. Os próximos Living Lab decorrerão nos dias 19 de junho e 13 de julho.

Nesta primeira sessão, que contou com 14 entidades da sociedade civil organizada, foram apresentados os fundamentos da ENCP, o modelo do Living Lab e os princípios da participação das partes interessadas na monitorização e avaliação das políticas públicas. O encontro contou também com a partilha da abordagem participativa da Estratégia Nacional de Prevenção e Luta Contra a Pobreza levada a cabo pela France Stratégie (França).

A produção deste Roteiro integra um conjunto de atividades que o PlanAPP está a promover de capacitação da Administração Pública em torno de ferramentas e metodologias que permitam acompanhar e reforçar a intervenção pública de qualidade nas diferentes fases do ciclo das políticas públicas (planeamento, desenho, implementação e avaliação), incluindo metodologias participativas para o envolvimento dos destinatários das políticas nessas diferentes fases.

Financiamento

Loading...