Home // O PlanAPP // Estrutura Orgânica // Assessoria Estratégica

Assessoria Estratégica

A Assessoria Estratégica dá apoio direto à Direção, assumindo a coordenação de projetos transversais ao PlanAPP.

Ana Sofia Ferreira

Assessora
Nota biográfica

Mestre em Economia e Política Social (Universidade de York), com especialização pós-graduada em Administração Hospitalar (ENSP/UNL) e licenciatura em Economia (ISEG/UTL). Efetuou diversa formação profissionalizante na área da gestão da saúde e saúde pública, e liderança.

Foi docente universitária na área da Economia Pública (1998-2002), tendo dedicado grande parte do seu percurso profissional enquanto economista da saúde e gestora hospitalar ao Serviço Nacional de Saúde, com uma prévia e breve passagem pela Comissão Nacional do Rendimento Mínimo Garantido.

Na Saúde, assessorou diversos Ministros e Secretários de Estado da Saúde (2005-2008, 2015-2019), e foi Vogal do Conselho Diretivo da ACSS IP (2008-2011), com funções específicas na área da gestão económico-financeira do SNS. Integrou várias Comissões e Grupos de Trabalho intra e inter-ministeriais e representou o Ministério da Saúde, e/ou a ACSS IP, em múltiplas reuniões, bi ou multilaterais, com representantes do BCE, CE e FMI, em 2011. Foi Gestora do Contrato de Gestão de parceria público-privada do Hospital de Cascais (2012-2015), Vogal do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (2019-2022) e, mais recentemente, integrou, como gestora hospitalar do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central, a Direção da Área do Coração, Vasos e Tórax, no Hospital de Santa Marta.

Desenvolveu diversas atividades académicas e científicas relacionadas com a investigação e ensino, em especial na área da economia e política de saúde, nomeadamente, (co)autoria de artigos, capítulos de livros e relatórios diversos; comunicações (e co-autoria de posters) em conferências, congressos e workshops (nacionais e internacionais); docência, como convidada, em vários mestrados e cursos de pós-graduação; e participação em projetos de investigação científica, tendo integrado comissões organizadoras e/ou científicas de conferências (nacionais) na sua área de especialização.

Atualmente é também Professora Auxiliar Convidada do Iscte-Sintra, responsável pela disciplina de “Gestão de Organizações de Saúde”.

Maria Oliveira Fernandes

Assessora
Nota biográfica

Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1987 -1991), com pós-graduações em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa (1991 -1992) e em Direito Europeu em Ação pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2011 -2012), bem como a parte curricular do mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (1992 -1993).

Foi conselheira técnica na Delegação Permanente de Portugal junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), responsável pelas áreas do Investimento, Comércio, Agricultura, Pescas e Ambiente e da Cooperação para o Desenvolvimento. Anteriormente foi Diretora de Serviços da Sustentabilidade Empresarial, Chefe de Divisão da Política Comercial Externa e Técnica Superior na Direção-Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia (2011 -2016).

Começou a carreira no Ministério da Agricultura onde se especializou na área do comércio internacional e relações multilaterais, tendo sido Técnica Superior em diversos organismos deste ministério entre 1991 e 1996). Entre 1996 e 2011 desenvolveu atividades na esfera privada e associativa, tendo sido Secretária-Geral da Associação do Azeite de Portugal (1996-2000) e Chefe de Serviço de Políticas Nacionais e Análises de Mercado no Conselho Oleícola Internacional (2000-2001).

Pedro Mazeda Gil

Assessor
Nota biográfica

Doutorado em Economia pela Universidade do Porto (UP). É atualmente Professor Associado da Faculdade de Economia da UP (FEP), assim como investigador integrado e vogal da Direção do CEF.UP — Centro de Economia e Finanças da UP. Exerceu as funções de vogal do Conselho Executivo da FEP de 2019 a 2023. As suas principais áreas de investigação são crescimento económico, inovação e mudança tecnológica e dinâmica industrial e das firmas. Tem artigos publicados em diversas revistas académicas internacionais, tais como Economics Letters, Journal of Economic Behavior and Organization, Journal of Economic Dynamics and Control, Journal of International Money and Finance, Journal of Money, Credit and Banking, Labour Economics e Oxford Economic Papers.

Enquanto consultor académico, participou em estudos para diversas entidades como a Junta Metropolitana do Porto, o Ministério das Finanças, a Agência do Desenvolvimento e Coesão, a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Comissão Europeia, dos quais se destacam «Structural reforms in Justice and Education: a model-based assessment of macroeconomic impacts for Portugal», para o GPEARI-Ministério das Finanças, «Improvement of national capacity to evaluate structural reforms and public policies and to analyse and forecast investment», para a Comissão Europeia, «Crise e recuperação: dois anos de pandemia na economia portuguesa», para a Fundação Francisco Manuel dos Santos e, no papel de coordenador, «Avaliação do impacto macroeconómico do Portugal 2020», para a Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Foi membro do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade da Dívida Externa, nomeado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares (2016-2017), e um dos economistas convidados pelo Primeiro-Ministro para analisar o impacto da pandemia COVID-19 na economia e a crise subsequente (em 2020).

Loading...