Home // PlanAPP avança com conferência sobre governança pública
PlanAPP avança com conferência sobre governança pública
09 Mai 22 —

O Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP), em parceria com a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico, promove a conferência “Pensar a Governança Pública, Reforçar a confiança nas instituições e na democracia”, a realizar no dia 18 de maio, no auditório da Torre do Tombo, em Lisboa.

A conferência será uma oportunidade para discutir os atuais desafios da governança pública, de forma aberta e inclusiva, com oradores nacionais e internacionais e representantes do setor público, do setor privado e da academia.

A sessão de abertura, agendada para as 9h30, está a cargo do Diretor do PlanAPP, Paulo Areosa Feio, e da Diretora para a Governança Pública da OCDE, Elsa Pilichowski, seguindo-se 3 painéis para debate e reflexão. A sessão de encerramento, prevista para as 15h30, contará com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto Strengthening Decision-Making Processes and Policy Development in Portugal: Supporting PlanAPP as a core Competency Centre in the Public Administration, que visa apoiar a instalação do PlanAPP através do acesso à experiência de organismos homólogos noutros países da OCDE e às melhores práticas internacionais na área da governança pública, com o objetivo de reforçar o processo de decisão e o desenvolvimento de políticas públicas em Portugal.

O projeto tem uma duração prevista de dez meses e estrutura-se em torno de quatro módulos que abordam diferentes temáticas da Governança Pública, nomeadamente “Políticas públicas baseadas na evidência, transparência e confiança” (módulo 1); “O modelo institucional de avaliação de políticas públicas” (módulo 2); “Apoiar a tomada de decisão política com análise prospetiva” (módulo 3) e “Uma visão estratégica para o PlanAPP: o seu papel no quadro de planeamento estratégico nacional, trabalho colaborativo e comunicação de políticas públicas”.

Cada módulo compreende a elaboração de um documento de diagnóstico, um relatório de benchmarking e a realização de um ou mais workshops com a presença de peritos nacionais e internacionais para partilha de experiências e boas práticas.

A conferência “Pensar a Governança Pública, Reforçar a confiança nas instituições e na democracia” será a primeira iniciativa pública do projeto e decorrerá em formato presencial, sendo a inscrição gratuita e obrigatória.

Mais informações e inscrições aqui

Loading...