Home // PlanAPP promove reflexão sobre monitorização de políticas públicas
PlanAPP promove reflexão sobre monitorização de políticas públicas
09 Nov 23 —

O PlanAPP organizou, nos dois últimos meses, um conjunto de três encontros focados nos desafios da monitorização de Políticas Públicas. A iniciativa insere-se no formato dos “Diálogos de Partilha”, com os quais o PlanAPP procura reunir diversos intervenientes envolvidos em atividades técnicas e/ou científicas no processo de políticas públicas, promovendo a reflexão e a aprendizagem conjunta.

As três sessões realizadas nos dias 19 de setembro, 10 de outubro e 2 de novembro, no CampusAPP em Lisboa, contaram com cerca de 30 participantes de 16 entidades, nomeadamente instituições da Administração Pública, observatórios e organizações da sociedade civil. Todas as entidades participantes estão envolvidas em atividades relacionadas com a monitorização de políticas públicas, tendo sido convidados pelo PlanAPP devido às suas experiências e práticas de monitorização, associadas a temas que se inscrevem nos desafios estratégicos definidos nas Grandes Opções para o período de 2022-2026.

As sessões decorreram sob a forma de oficinas colaborativas e tiveram como objetivos: identificar as necessidades e os desafios que as práticas de monitorização de políticas públicas enfrentam; e idealizar de forma exploratória soluções para o desenvolvimento e capacitação dos processos de monitorização.

Esta iniciativa faz parte das atividades do PlanAPP que visam capacitar a Administração Pública para assegurar uma intervenção pública de qualidade nas várias fases do ciclo de políticas públicas, que incluem o planeamento, desenho, implementação e avaliação. No domínio da monitorização, pretende-se conceber Guias e Ferramentas que possam ser úteis à transversalidade dos organismos da Administração Pública que se dedicam à monitorização de políticas públicas.

 

Loading...