Home // RePLAN faz primeiro balanço da atividade das equipas multissetoriais
RePLAN faz primeiro balanço da atividade das equipas multissetoriais
15 Set 23 —

A Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (RePLAN) reuniu a 13 de setembro, no CampusAPP, para fazer o primeiro balanço das atividades das várias equipas multissetoriais, depois da aprovação do Pano de Ação 2023-2024, em março último. A apresentação das atividades em curso foi feita pelos coordenadores de cada equipa com o apoio dos respetivos pontos focais do PlanAPP.

As Equipas Multissetoriais de Planeamento Estratégico (EMPE) e Prospetiva (EMP), numa fase mais avançada dos trabalhos, definiram como atividades prioritárias o desenvolvimento de referenciais comuns para toda a administração pública. A EMPE está a concretizar o levantamento exaustivo dos Instrumentos de Planeamento em vigor e a preparar a harmonização da terminologia de planeamento utilizada através da elaboração de um glossário de termos de planeamento para a administração pública e de uma taxonomia de Instrumentos de Planeamento. Por seu lado, a EMP tem vindo a trabalhar em três dimensões complementares: a elaboração de um glossário de termos de prospetiva; a identificação e análise de megatendências para Portugal; e o reforço da literacia em prospetiva na administração pública através da organização de seminários temáticos com peritos nacionais e internacionais.

As Equipas Multissetoriais de Avaliação de Políticas Públicas (EMAPP) e para o Acesso Dados (EMAD), ainda numa fase inicial das suas atividades, definiram como prioridades a identificação e caracterização dos respetivos ecossistemas e seus principais desafios. A EMAPP está a preparar um  programa de trabalho ajustado à grande heterogeneidade de mandatos e de experiências dos diversos organismos  que integram a equipa, enquanto a EMAD está a ponderar formas de articulação com organismos que não integram a RePLAN e cuja atividade é relevante para o trabalho desta equipa. 

Para além das atividades das Equipas Multissetoriais, foi ainda feito um ponto de situação sobre as atividades transversais lideradas pelo PlanAPP em conjunto com outros organismos, designadamente com o INA, na área da capacitação.

A próxima reunião da rede terá lugar em dezembro.

Loading...